weblog.com.pt: 55.621 leitores diários
publicado 19 Outubro 2004 em Geral.Os blogues do portal weblog.com.pt bateram ontem um novo recorde: em conjunto tiveram 55.621 leitores. Por um lado fico orgulhoso. Pela capacidade dos autores devidamente reconhecida pelo público. E, pessoalmente, por o sistema ter sido capaz de dar resposta. É que, meus amigos!, é obra! Para terem uma ideia, é uma média POR SEGUNDO de 9,3 hits, 2,6 páginas, 7,1 ficheiros e 336 KB. É bastante para um único servidor assente numa máquina bastante modesta, menos potente seguramente que a maioria dos computadores domésticos usados pelos editores e autores…
Agradado fico também pelo facto de ao recorde de visitas não corresponder um aumento de tráfego: foi menos 1 GB do que no dia 7, o anterior recorde, apesar de terem sido mais 5.100 leitores e mais 40.000 páginas. A explicação é simples: consegui que alguns editores (ok: foram só dois… e bastaram para fazer a diferença) optimizassem as suas páginas de entrada que estavam exageradamente pesadas. Recordo a propósito que blogues demasiado pesados demoram muito tempo a carregar e afastam leitores. E… quem é que vai ler os posts do fundo da página, afinal? Eu por exemplo não passo dos primeiros cinco ou seis posts. Pensem nisso.
Mas por outro lado fico apreensivo. Como alguns terão notado, na hora de ponta (entre as 16 e as 20 horas) o servidor borrou-se um bocado. Os comentários demoravam a entrar, os posts idem. O servidor está muito perto da saturação e se há dois meses que secretamente procuro uma solução, está na altura de partilhar convosco o problema. As subscrições têm aumentado e comprovam que existe um modelo de negócio (e confesso que tive dúvidas sobre a viabilidade durante o primeiro ano desta aventura). Porém, o respectivo rendimento não chega por enquanto para enfrentar o investimento necessário numa nova máquina. Até porque o contrato com a Six Apart (direitos do Movable Type) consome uma boa parte das receitas.
A partir deste momento é público: Procura-se um parceiro / sponsor / patrocinador ou mesmo um mecenas que contribua com um novo servidor. A troco evidentemente de espaço promocional no portal (os blogues não serão obrigados) e de ficarem associados a uma marca que representa cada vez mais prestígio e é sinónimo de bom serviço — numa altura em que outros serviços de blogues encerram ou passam visíveis e notórias dificuldades.
Infelizmente o parceiro que eu pretendia — uma das principais marcas de PCs e servidores do mundo — não se mostrou interessado pois tem outras prioridades. Mas há outras marcas e empresas para quem um servidor de médio porte não é propriamente um rombo orçamental. Portanto, passem palavra os que tenham conhecimentos. A gerência agradece — em nome da comunidade cada vez maior e mais feliz do weblog.com.pt.
- 1 Trackback on Out 20th, 2004 at 16:39
- 2 Trackback on Nov 1st, 2004 at 2:19
- 3 Trackback on Nov 1st, 2004 at 2:38
- 4 Trackback on Nov 1st, 2004 at 3:32
- 5 Trackback on Nov 6th, 2004 at 21:53
- 6 Trackback on Nov 6th, 2004 at 21:55


Paulo diz-me só que tipo de servidor pretens, ou seja, as caracteristicas mínimas exigidas.
Para no caso de encontrar alguma oportunidade comunicar-te.
Antes de mais, parabéns pelo record atingido. Por outro lado, e quanto ao tal do servidor, fico a aguardar o mesmo que cachucho. Pode ser que possa ajudar.
Olá e muitos parabéns, né?
Eu pouco sei de servidores…vou é passar palavra…
Abraço, WB
Ó Paulo, só vendo…mas não sei até que ponto será fácil. Vou falar com umas pessoas …depois digo alguma coisa, certo?
parabéns por quem iniciou este projecto!
parabéns por quem nele se integrou e o continou e contribui para chegar a esse nº de visitas.
qq coisa como sempre, desde o inicio, conta comigo.
qto ao peso dos blogs, como podes ver, reduzi o nº de entradas a 5.
um abraço
Eu disse : “pretens” , mas obviamente que queria dizer, “pretendes”.
Amigos: a todos obrigado pelo interesse. Para terem uma ideia da máquina mínima necessária, vejam isto: http://h18004.www1.hp.com/products/servers/proliantml370/index.html
Dois ou quatro GB de RAM, dois processadores e dois discos SCSI, 400 GB chegam. Redondos, são 3.500 euros (700 contos) de máquina. Com isto ficávamos excelentemente servidos para dois anos, penso eu. Um pouco mais além ainda era melhor.
Obviamente não tem de ser HP, escolhi esse como exemplo da máquina necessária.
Paulo dás permissão que eu copie este teu post e envie por mail a uns amigos?
Paulo, já pensaste em publicidade institucional? isto é, cravar o servidor a uma empresa das grandalhuças (tipo um banco ou uma PT ou EDP), que teria a ganhar a publicidade no portal…se calhar explicando a quantidade de page views que o weblog tem por dia, era capaz de pegar. Não faço ideia, mas é uma possibilidade e 700 contos para esses não é nada.
Cachucho: iup.
mas de pensar a fazer vai um pequeno passo para alguns, um grande passo para mim: não tenho lata, não tenho contactos, não tenho o hábito.
Catarina: iup
Risca a PT: odeiam-me e têm um sistema de blogues que há um ano me ofereceu uma ridicularia para eu levar o weblog.com.pt para lá. Negócios com o tipo de empresa arrogante como a PT, só intermediados por alguém género um negociador de reféns.
Ah, e os bancos… se falar, como já falei, em 700 a 1.000 contos para um patrocínio dizem que é o tipo de dinheiro que não têm
E acredito que seja verdade: ultimamente ouvi diversos zunzuns todos a dizerem o mesmo, os bancos portugueses estão falidos. Coitados…
Eu tentava a DELL,acho que a sua política comercial ao se estenderem para Portugal(segundo o que li) a aposta num apoio a um projecto tipo weblog.com.pt estará incluída,aquelas tretas de expansão de mercado,presença no mercado etc,etc,e o weblog.com.pt além de tudo o mais tem credibilidade.O Paulo Querido há tantos anos na net certamente conhecerá alguém que lhe possa dar um contacto,senão, prá frente, contacte!,força!.Quanto aos bancos,quanto mais se lhe deve mais eles emprestam,atenção, eles vendem dinheiro não vendem servidores
«se falar, como já falei, em 700 a 1.000 contos para um patrocínio dizem que é o tipo de dinheiro que não têm»
se disseres que é para um congresso em Vilamora, para o qual o director da sucursal do banco está convidado, e tem almoço pago + justificação para baldar-se 1 ou 2 dias ao trabalho, eles dispensam pelo menos o dobro dessa quantia. acredita. sei disto por experiência própria


em relação à HP, no fuckin way! até a vender eles são arrogantes.
Poderias era tentar junto de concorrentes da PT/Sapo… Oni, ViaNetworks.. nunca se sabe
Paulo, aconselho a que penses na possibilidade de avancares para um Cluster.
Nós na UBI criamos um, com uma capacidade de processamento fabulosa, com um custo muito inferior ao de uma máquina comercial de capacidade equivalente, para além de ter uma filosofia que permite aumentar a sua capacidade sem grandes custos ou constrangimentos.
http://almourol.ubi.pt/
Já sabe que toda esta linguagem tecnica que usam me passa ao lado,mas creio que isso de ter batido um record…ai ainda deu para entender e portanto parabens.Aqui este espaço que me permite ter o blog tem todo o meu apreço.Ter o blog tem sido um prazer,um tempo muito agradavel e apenas tenho pena que alguns desistam muito cedo.Bom resto de fim de semana.