Sem comentários (ou: gelo na teoria da conspiração)
publicado 23 Julho 2006 em Geral.Pacheco Pereira não é um iletrado tecnológico, no sentido que sabe perguntar para resolver problemas que não domina. Veja-se o caso recente do novo computador em que, só após consultar os canais técnicos da marca e do vendedor, expôs o caso no Abrupto.
Neste caso, se assim se pode dizer, ele disparou primeiro e tentou perceber depois. Porquê? Por antever que podia ser mais mediático? Foi. Porque assim podia afirmar que é uma voz incómoda e o tentam silenciar? Como é que se silencia alguém com esta visibilidade? Um exemplo, só um, teria feito a diferença.” Pedro Fonseca em ContraFactos & Argumentos
Existem umas teorias sobre o assunto, onde a técnica de DNS Cache poisoning ou um bug do serviço Blogger parecem-se destacar.
Sem nada de concreto para fundamentar o que realmente se passou, a minha teoria inclina-se para um problema na infraestrutura do Blogger e não um ataque descriminado ao Abrupto em si. Os indícios que me apontam nessa direcção são:
1) A página que se visualiza parece criada pelo blogger, se fosse Cache Poisoning qual a razão para se construir uma página desse genero?
2) A página que se visualiza não tem qualquer mensagem referente ao eventual phishing, parece de um bot que acabou de registar um blog para colocar PUB.
3) Já no passado existiram anómalas, mesmo o blog oficial do google já foi vitima de algo idêntico, onde a explicação oficial de que tinham apagado acidentalmente o blog não é muito convincente.
Pessoalmente vejo esta situação relacionada com uma inconsistência da informação no cluster de BD’s da infraestrutura do serviço. Parece que quando existe algum tipo de partição na rede, os vários grupos do cluster não possuiem todos os dados, permitindo o registo de blogs já existentes. Enquanto não existir o net join uns acedem a uma página, outros veêm outra consoante o servidor que apanham no round robin e o grupo do cluster associado a esse servidor.” Gonçalo Silva em My Little Place


Últimos comentários