Blogger aos 18?

Blogger aos 18? é um guest post por João Silas, um dos mais jovens autores que li recentemente. Decidi pedir-lhe um texto sobre o modus operandi da sua faixa etária no que respeita à auto-edição, fazendo algum luz sobre as ferramentas a que dão a sua preferência.

………………….
Aos 18 as incógnitas na vida ainda são muitas. Vê-se isso particularmente, nos gostos e preferências — entre muitas outras coisas. E isso reflecte-se em tudo no quotidiano de um jovem, até naquela parte da vida em que está sentado numa cadeira em frente a um computador. Quando ainda não temos nada para falar, relatar, não temos opinião formada sobre determinada área, ou não somos especialistas em algo, tudo para nós pode ser assunto. E a vida de um blogger é sobretudo uma reflecção sobre algo que se gosta ou dá preferência, mas que pode passar num instante, é como tudo na vida, pode ir e voltar depressa ou lentamente. Por outro lado pode ser uma tentativa de abordar vários temas sem um conhecimento de causa em algum particular. Esta é a justificação que eu encontro para o começo da formação de um jovem blogger: o interesse e a procura sobre algo que realmente nos vai poder interessar no futuro, nunca deixando de lado o que gostamos verdadeiramente em cada situação.
Hoje em dia a crescente procura de informação também “nos” afecta e isso é um dado comprovado. Não é à toa que para um blogger poder dar a sua opinião ou até mesmo fazer o seu jornalismo amador: tem que se manter informado, seja qual for a sua faixa etária. Os blogues de nicho são os que mais precisam de informação. Mas enquanto se procura algo interessante a tendência, pelo menos para mim, é guardar tudo o que apanho, sem selecção por vezes. No entanto torna-se impossível conseguir ver tudo o que de há de novo em todos os sites e blogues que descubro.
Na minha opinião deve-se sempre usar um leitor de feeds que, para quem não sabe, resumidamente, serve para poder ler as últimas novidades de cada site tudo numa página ou num programa para computador. As minhas escolhas e recomendações para quem se está a iniciar neste campo de blogging ou simplesmente gosta de se manter informado e não gosta de perder tempo são o Google Reader como web tool ou então o Snarfer para computador. Ambas são boas, o Google Reader uso preferencialmente para os blogues que visito, e que são de amigos ou de colegas de blogging. O Snarfer é para alojar todas as feeds que recolho. Guardo por categorias em ambas as ferramentas para uma melhor organização e pesquisa quando necessitar de algo. Assim nunca faltam temas para poder falar, há sempre assunto.
Debate-se muito sobre a perda de memória em pessoas idosas, mas o que é certo é que isso afecta também os jovens, e sempre que as tarefas se amontoarem e houver possível esquecimento de alguma, seja por falta de tempo, ou outro motivo qualquer, é sempre bom ter um lembrete. O Remember The Milk faz isso muito bem, avisa-nos a tempo. É um bom serviço.
Cada vez mais estão na moda redes sociais de amigos, e eu que era totalmente contra o mau serviço do mais conhecido deles em Portugal, vi-me forçado a fazer uma conta. Já se percebeu que toda a gente usa por pior que seja o site. Agora apercebi-me que nem tudo são más notícias, podemos divulgar os nossos blogues por lá aos nossos amigos sem ter que abrir uma janelinha de conversação via Live Messenger. Enfim são modas que por mais que não gostemos pegam sempre e como toda a gente tem, vamos também usar. Aos 18 ainda se é muito influenciável, até nas andanças de Internet, talvez porque os visuais atraiam e a qualidade muitas vezes existe mas nem toda a gente a consegue ver.
Voltando ao ponto da divulgação de um blogue, realmente as redes sociais são interessantes, mas talvez nunca cheguem ao público pretendido. Coisa que em sites de social media como o doMelhor, ou o Ouvidizer isso já não vai acontecer, há mais diversificação de leitores. Não costumo ler estes dois “diggs nacionais” no leitor de feeds, pois gosto de ver de onde vem a notícia original para ver se o blogue ou site me agrada.
A guerra dos browsers continua e parece que está para durar, e ainda hoje vi noticias que falavam precisamente do aumento que o Firefox estava a ter na Europa. Como browser principal este não foge à regra, e secundário o Opera e Internet Explorer jamais. Assim como os browsers temos ainda a luta pelo fornecedor de email. Neste momento usa-se o Gmail por aqui, o gigante das pesquisas domina no email também. Acho que neste campo mais uma vez, fui sempre indicado para o melhor já uso desde que tenho Internet e nunca tive motivo para me queixar do serviço de email do Google. Quanto ao programa Google Talk, também uso para poder chegar a todas as pessoas. Há quem não tenha a conta gmail registada no serviço da Microsoft porque não lhe interessa minimamente e tem todo o direito de o fazer.
Como blogger amador e iniciado comecei por rentabilizar os meus blogues com o Adsense, mas agora vejo que há propostas bem mais interessantes para os rentabilizar, como reviews pagas, embora estas ainda gerem polémica junto aos leitores e críticos de blogging. Comecei a usar o Sponsored Reviews pois este aceita blogues escritos em português e até agora pareceu-me impecável. Para começar também me parece bom, basta dominar um pouco de inglês para poder escrever as reviews. Não tenho muita experiência, mas as “vozes superiores” aconselham o uso do feedburner para fornecer uma melhor feed ao seu leitor. Se tiver um blogue e gostar de saber inúmeras estatísticas sobre a sua feed é um bom serviço.
Como um informático que aspiro ser gosto de estar por dentro de tudo o que é novidade de informática, embora não goste muito de “brincar aos legos” nada me afasta de uma boa discussão de software ou hardware. E para quem não conhece em Portugal há grandes sites e fóruns da matéria, o conhecido por muita gente Techzonept e o Tech4pc que são os que mais frequento. Mas na minha perspectiva, cada vez mais me afasto de fóruns de discussão, o fórum está em desuso e os blogues parece que vieram para ficar. Embora ainda os frequente não passo lá muito tempo à procura de algo para comentar como já fiz em tempos.
Para concluir o meu texto gostava de agradecer o desafio que me foi feito pelo Paulo Querido para escrever este post. E aproveito para dizer que espero não demorar muito mais tempo à procura de algo que eu goste, porque não gosto de ter os meus leitores do blogue pessoal a lerem ora algo sério ora algo mais irónico e mais difamatório. Tentarei seguir um só caminho, agora resta saber qual. A idade faz destas coisas. Mas certamente que sim! A evolução estará sempre presente e será contínua.

  1. 1 João Silas

    Aqui estão mas minhas escolhas. As escolhas de um jovem de 18 anos que também é blogger. Espero ter correspondido ao desafio

    Cumprimentos

  2. 2 Paulo Querido

    Iup!

  3. 3 Alcides Fonseca

    Apesar de já ter 19 anos (uuu, grande diferença) algumas das minhas escolhas também são comuns :) As que diferem devem-se ao facto de ser um geek e não um blogger normal ;)

  4. 4 Sérgio Rebelo

    Sim Alcides, tu és bem Geek :P E ainda bem porque resultado disso já saíram projectos e dicas bem interessantes.

    Quanto às escolhas do Silas, devo dizer que em muito coincidem com as minhas, devo-me sentir portanto um jovem de 18 anos embora seja um jovem de 29 :)
    Paulo, estes convites são uma boa ideia e parece-me que trazem bons resultados para toda a gente

  5. 5 João Silas

    Talvez geek não vá ser. A não ser que faça disto profissão, que provavelmente vai ser difícil. :)

    Cumprimentos a todos

  6. 6 Paulo Querido

    Sérgio, btw procura a caixa de spam do teu gmail, há dias mandei-te uma msg relacionada em parte.
    Eu cá não sou geek e tb tenho algumas escolhas parecidas. Não uso é agregadores locais.

  7. 7 Sérgio Rebelo

    eheh Paulo, ou é uma mensagem que me escapou e já foi apagada (limpei o spam folder ontem) ou então é uma que te respondi na sexta-feira e está na tua SpamBox.

    Vou-te reenviar a resposta.

  8. 8 Paulo Querido

    LOL, afinal era a minha spambox!

  9. 9 cândida

    tou geekida!
    :)

  10. 10 Rui Cruz

    Agregadores locais -> agregadores portugueses
    LOL

    Tás lá oh Silas. :D

    Rui

  11. 11 Dina

    «E a vida de um blogger é sobretudo uma reflecção sobre algo que se gosta ou dá preferência…»

    Há reflexões que deveria ser evitadas, não?

Deixe uma resposta




publicidade
Neste momento, a actualidade nacional numa única página
Mercado das Previsõeso jogo da sabedoria das multidões


Editado sobretudo com Wordpress
Desenho de página: trabalho TubarâoEsquilo
derivado do original 3K2Redux klein
Validar XHTML, CSS.
Topo