Lista dos blogues sobre-avaliados

Anomalocaris canadensis in CosmoCaixa, BarcelonaUma ideia é fazer uma lista dos blogues sobre-avaliados — aqueles que achamos que têm mais visitas e notoriedade do que deviam, tendo em conta outros factores como a produtividade, qualidade,
À partida parece uma ideia doida. Afinal, é um critério demasiado subjectivo e até se presta a vinganças. Acredito. Contudo, se houver resultados em número suficiente, o critério perde a pessoalidade, funde-se na mole, passa a efeito da crowd, da multidão. E é capaz de gerar um gráfico interessante. Como a lista Most Overrated Blogs que a Time produziu no ano passado.
Já sabe: mande o link aqui na caixa de comentários, com ou sem explicação, ou envie-me pelo formulário. Quem sabe se a ideia resulta ;)

Enhanced by Zemanta

Tweets

Debate

49 opiniões no artigo “Lista dos blogues sobre-avaliados”

    1 Rui Cruz em 14 Ago 08 14:49

    http://2.0.bloguite.com/
    http://www.pplware.com/
    Considero que estes blog que faz copy/paste das notícias (o primeiro agora jé nem tanto, uma vez que finalmente o gajo encontrou algo mais produtivo para fazer) deviam era de ser erradicados, e não terem a notaridade que têm.

    Sei que não concordas Paulo, mas temos pena. :)

    Rui

    2 pedro em 14 Ago 08 20:42

    Olha, nem de propósito.
    Nomeio o blog do rapaz de cima, ainda que a “notoriedade” que ele tem é em grande parte auto-atribuída e/ou “pedinchada”.
    Chega a ser patético vê-lo por aí a pedir links e afins, forjar cruzadas de auto-promoção por shock themes (esta última da pedofilia foi especialmente baixa), isto sem falar nos sites porno/TGP de baixa qualidade, etc, etc, etc.
    Como se não bastasse, não sabe escrever. Isto, para mim, foi razão suficiente para não ter um blog.
    Mas o pior mesmo foi o Paulo ter-se deixado cair na esparrela dele e *actually* tê-lo convidado como guest-poster. Quando vi isso nem soube se deveria rir ou chorar.

    3 Mr. Steed em 14 Ago 08 20:48

    ui….a noite das facas longas :)

    O Paulo gosta de ver a malta à batatada.

    Eu, que nem percebo muito disto tenho três sugestões. Não tenho nada contra os autores. Devem ser excelentes pessoas. Minto. O último é um palerma.

    a) http://bomba-inteligente.blogs.sapo.pt/

    Já passei por blogues do género, escritos por outras pessoas, incomparavelmente melhores. Não percebo a popularidade.

    b) http://www.rititi.com/

    Idem.

    c) http://mrsteed2.blogspot.com

    Sobrevalorizado como o caraças. Nem merece os trinta e picos leitores que o gajo que escreve diz que tem. Devem ser todos da família e aposto que ele lhes paga para irem lá visitar aquilo.

    4 Rui Cruz em 14 Ago 08 20:56

    Quando vi isso nem soube se deveria rir ou chorar.

    Quem ta mal… :)

    Rui

    5 Paulo Querido em 14 Ago 08 21:38

    pedro, desculpar-me-á a observação discordante, mas sei que a notoriedade do Rui não é auto-atribuída (em rede é impossível) e presumo que o Pedro saiba mais que eu sobre pedinchiche; o Rui Cruz deve a sua notoriedade não às pessoas como eu, que lhe dão muito pouco, mas às pessoas como você, que lhe dão muito. Não fui eu quem polemizou com ele, dando-lhe palco.

    Convidá-lo para guest-blogger foi um risco apenas no sentido em que o blogue dele, que ficou aqui linkado, exibe despudores que desagradam a uma parte da audiência do C!. Mas eu calculei esse risco e pedi o post ao Rui. Não tive nenhuma razão para me arrepender er conto com a compreensão dos leitores a quem aqueles conteúdos desagradam — ninguém é obrigado a seguir os links, quanto mais a lê-los, e o post do Rui aqui publicado estava longe de ser ofensivo fosse para quem fosse, e tinha o seu quinhão de valor acrescentado.

    O Rui gosta de soltar a língua — e quando apanha uma audiência que repare nisso, é claro que estão a puxar pelo pior uns dos outros. Tire-me daí (já dei demasiado, no passado, para esse tipo de situação, that’s it).

    Espero, sinceramente, que o pedro tenha decidido rir em vez de chorar.

    Mr. Steed, gosto de ver discussões e polémicas que façam sentido ou levem os assuntos mais além. Não é o caso, pelo que esta discussão não me interessa pessoalmente, apenas me faz perder algum tempo, o tempo de avaliar os comentos para ver se devo, ou não, apagar. Até hoje não foi preciso e calculo que nunca venha a ser.

    Rui, tens sempre de atear fogos. Em ambos os casos, discordo totalmente de ti: o bloguite tem a notoriedade que merece, e a haver algum desajuste seira no sentido de merecer até um pouco mais, nem que fosse por comparação. O pplware frequento demasiado pouco para ter uma opinião mais detalhada.

    Ainda Mr. Steed: concordo sobre a) (mas tenho a desvantagem de saber de onde vem a popularidade), b) é-me indiferente, c) é nitidamente superior à notoriedade que tem, mas ainda é muito recente, é preciso tempo.

    6 Mr. Steed em 14 Ago 08 22:49

    Obrigado pelo elogio. Não a procuro (a notoriedade), brinco imenso com o facto :) mas divirto-me imenso com o meu blogue.

    Vou espalhar esta iniciativa. Estou com curiosidade e gostava a participação fosse alargada.

    7 Karvela em 14 Ago 08 23:00

    Acho o Abrupto - http://abrupto.blogspot.com/ - sobrevalorizado porque para posts de 3 linhas há o twitter; para posts de 3 páginas, escreve-se um livrinho. E quando ele se põe a dissertar sobre quadros que parecem ter saído da sala da minha avó? Vó-mi-to! E os livros, claramente vindos do centro de documentação de um qualquer instituto obscuro?

    Não podia concordar mais com a bomba inteligente, Mr. Steed. Já teve os seus dias…

    8 Rui Cruz em 14 Ago 08 23:09

    Ei olha a Karvela! Tas boa? *

    Visitei o blog dela ha dois anos e visito quando me da na telha, porque o vi na rádio… não me lembro.

    O blog dela é que devia ter mais valor. O dela e o da Minerva!

    Rui

    9 Rui Cruz em 14 Ago 08 23:12

    @Paulo,
    exibe despudores que desagradam a uma parte da audiência do C!

    - Exibia sff! ;)

    Rui

    10 Paulo Querido em 15 Ago 08 00:37

    O Abrupto, sobrevalorizado? Essa pegou-me de surpresa: julgava-o extinto.

    11 O Salgador da Pátria em 15 Ago 08 01:31

    Eu uma vez tentei transformar o Salgador no Abrupto e não resultou também:

    http://o-salgadordapatria.net/portugal-dos-pequeninos/resultados-da-votacao-para-dar-barba-ao-salgador/

    Blogs sobrevalorizados, claramente o meu!

    12 Karvela em 15 Ago 08 09:06

    Paulo, creio que está extinto das nossas mentes colectivas. Mas que ele continua a escrever, continua!

    Rui - olá!!! Um velho visitante da minha chafarica. Obrigada pela sobrevalorização! :)

    13 Deckard em 15 Ago 08 13:31

    Obviamente o Abrupto http://abrupto.blogspot.com/.
    Porque o nomeio? Por ser da autoria de alguém que sendo figura omnipresente nos media produz um trabalho a sós desinteressante. Claro que tem textos que me interessam mas, após algum tempo de leitura regular, nem me lembro que existe. Resumindo- é chato.

    Outro é o http://portugalcontemporaneo.blogspot.com/ onde a vedeta é Pedro Arroja que, há uns tempos, passou a escrever só em Inglês. Mostra que Conhecimento não significa grandeza de alma.

    Esse do tal Steed não merecia uma referência do Paulo Querido. Não fez mais que sobrevalorizá-lo, vai por isso integrar a minha lista eh eh eh. Cumprimentos ao Steed.

    14 António em 15 Ago 08 13:35

    Eu vim cá para ver se alguém se lembrava de nomear o Abrupto. Realmente fiquei surpreendido com a falta de respeito da Karvela para com tão importante blogger…

    Blogs sobrevalorizados anda praí um tal de marketing de busca que, esse sim, não vale um C* :)

    15 pedro em 15 Ago 08 13:36

    @Paulo: sim, ri em vez de chorar. Até porque o Rui, por mais que não seja, sempre rende umas boas gargalhadas.
    Quanto à notoriedade dele: sem dúvida que é complicado ignorar um troll, e a maior parte das vezes cai-se no jogo deles. A questão do palco, semânticas à parte, é que é mais complicada: o palco foi disponibilizado por si, com este post. Reconhece com certeza que foi puro flamebait.
    @Rui: estou muito bem obrigado, e não preciso de me mudar. Sinto-me bem a comentar aqui porque nunca vislumbrei censura a diferenças de opinião, ao contrário de outros sítios.
    Ah, e boa sorte na tua cruzada contra a pedofilia online.

    16 Paulo Querido em 15 Ago 08 13:50

    Karvela, da mente de alguns de nós, não tenho dúvidas. Assim sendo, era tempo de enterrarmos o cadáver — sob pena de o fantasma continuar a deambular por aí.

    Deckard, escrever em Inglês é comum e não significa um sinal de distinção. Talvez noutros tempos… Na maioria dos bloggers portugueses que conheço assim, significa armarem. Mas noutros é apenas a forma de se integrarem com a audiência que procuram, e que é internacional, ou mesmo americana (alguns dos tecnológicos cabem nesta categoria). No caso de Arroja não vejo que signifique o que quer que seja. Pedro Arroja não existe.

    17 Rui Cruz em 15 Ago 08 13:53

    Criticam, criticam, criticam, mas estão sempre a ler.

    Tenho dito.

    18 pedro em 15 Ago 08 15:01

    sem dúvida Rui, não escondo que sigo o teu blog, por mais que não fosse pelas já referidas gargalhadas. Além do mais, não conheço outra maneira de criticar, maneira essa que não implique conheçer o objecto criticado.
    E por aqui me fico, deste teclado não saem mais palavras. Isto nunca foi um ataque à tua pessoa nem pretendo seguir por aí. Além do mais, aqui não seria certamente o sítio para isso.
    Abraços a todas (sem excepção).

    19 Paulo Querido em 15 Ago 08 15:24

    Karvela, da mente de alguns de nós, não tenho dúvidas. Assim sendo, era tempo de enterrarmos o cadáver — sob pena de o fantasma continuar a deambular por aí.

    Deckard, escrever em Inglês é comum e não significa um sinal de distinção. Talvez noutros tempos… Na maioria dos bloggers portugueses que conheço assim, significa armarem. Mas noutros é apenas a forma de se integrarem com a audiência que procuram, e que é internacional, ou mesmo americana (alguns dos tecnológicos cabem nesta categoria). No caso de Arroja não vejo que signifique o que quer que seja. Pedro Arroja não existe.

    pedro, ainda bem que riu! É uma honra descabida e imerecida afirmar que o C! é um palco da web. Agradeço a deferência, mas todos sabemos que não é. E muito menos no caso do Rui Cruz — cujo quinhão de reconhecimento, positivo e/ou negativo, é totalmente alheio ao C! Se bem se lembro, e está documentado, o guest-post do Rui não era quente, provocador ou super ultra hiper mega interessante ao ponto de lhe trazer a celebridade via C! Nem eu sou advogado, ou curador, do Rui (que sabe cuidar dele muito bem, pelos vistos), nem o C! lhe serviu de rampa de lançamento.

    Está enganado, não foi flame bait. Houve uma razão maior, entre outras, para o convite ao Rui, razão essa que não vou partilhar, mas que posso afirmar nada ter a ver directa ou indirectamente com a audiência do meu webzine (cuido de ter leitores e de alargar o seu número, e já testei diversas técnicas, sabendo perfeitamente o que esperar do flame bait — não tem interesse para mim — e de outras).

    Rui, a mudança fez bem ao blogue. Como se comprova, you can do better.

    António, o MdB está é sub-avaliado. Não no seu nicho, onde tem um lugar de destaaque, merecido, mas no conjunto maior.

    20 Mr. Steed em 15 Ago 08 19:37

    http://olago.wordpress.com/

    Deckard: acima está um exemplo de um bom blogue que fala duas línguas e tem expressão junto dos falantes de ambas. Ao contrário do outro que só se quer armar.

    21 Paulo Querido em 16 Ago 08 00:20

    É um bocado esquizóide, o blog do Alexandre Gamela (também ele um guest-poster do C!). E mais 1 que merece mais do que tem, pela qualidade da produção.
    Isto sou eu a falar: acho piada e interesse a um blogue bilingue e Alexandre escolheu uma forma apropriada, com 2 colunas com o mesmo destaque.
    E sim — é um bom exemplo do uso de 2 línguas.

    22 J. P. em 16 Ago 08 11:26

    O meu critério seria: todos os que estão no top 100 do blogómetro… errr…, ok, aqueles quasi-pornográficos… BIAC!

    23 J. P. em 16 Ago 08 11:29

    p.s. vocês colocaram aqui blogues que não conhecia, que para vces estao sobreavaliados, mas que gostei e, se não fosse assim, creio que nunca conheceria; refiro-me aos blogues que tratam de internet, web e tecnologia em geral. afinal, a v/ “má língua” ; ), até deu bons resultados deste lado. obrigado.

    24 Rui Cruz em 16 Ago 08 11:39

    O caro amigo deve estar a falar do meu blog, sem sombra de dúvidas.

    Rui

    25 J. P. em 16 Ago 08 11:45

    moi? se essa pergunta foi para mim, respondo-lhe que não conhecia nenhum com os critérios que mencionei, excepto o ppl ware, que está nas minhas feeds mas, tão somente, para me manter aupdated de possíveis actualizações deste ou daquele software.

    26 J. P. em 16 Ago 08 12:40

    Ah!!! Caro Rui, será por ter escrito “quasi-pornográficos”? Estive a ver com atenção o seu blog - que também não conhecia -, e vi que é um “combatente” da pornografia na web. Eu fiz o mesmo a alguns blogues, denunciando-os junto do blogger, mas somente aqueles que tinham pornografia infantil. Escrevia-lhes e a resposta era a mesma que o Rui obteve, mas o blogger sempre retirou a pornog. infantil, deixando o outro tipo. Nunca os encerrou, mas deixou aquele aviso.

    27 Rui Cruz em 16 Ago 08 12:51

    Foi por isso mesmo. Ainda bem que estamos na mesma linha de pensamento.

    Rui

    28 J. P. em 16 Ago 08 13:03

    Desculpa Paulo por este pequeno abuso.

    Rui, blogues desses e neonazis deviam ser proibidos. No entanto, a legislação norte-americana graças à 3ª Revisão Constitucional, permite-os. A solução, neste momento, quanto ao blogger, passa pela linha segura. Quanto a blogues alojados em servers portugueses a conversa é outra…

    29 Paulo Querido em 16 Ago 08 14:42

    Duvido, porém, que haja algum blog “desses” sobre-avaliado.

    30 Pêndulo em 17 Ago 08 00:15

    Este mesmo blogue é sobre-avaliado http://pauloquerido.net/

    31 Rui Cruz em 17 Ago 08 00:21

    Vindo de alguém que não “tem” blog quer dizer duas coisas:
    - o blog dele é insignificante e não o quer “valorizar”
    - não tem blog e não sabe do que está a falar

    Anyway, não gosto de contrariar os malucos. Dou-te razão.

    Rui

    32 O Salgador da Pátria em 17 Ago 08 00:30

    Deixa, há pessoas que deviam ser proibidas de andar na Internet. Além disso é só para chatear: são os chamados Trolls. Eu até gosto deles, fazem-me rir! :)

    33 Pêndulo em 17 Ago 08 00:31

    Quem dá razão a malucos padece de mal maior.

    Pode satisfazer a sua curiosidade voyeurista no blog em que participo.

    Suponho que o Rui nunca emita nenhuma opinião sobre algo que não possua: não fala do governo porque não é ministro, não fala de futebol porque não é jogador ou treinador.
    Para ter adivinhado a minha motivação em não colocar o link do blogue para que fui convidado resta-me concluir, supondo o Rui coerente, que tenha uma bola de cristal.
    Já pensou montar uma barraquinha de adivinhação na Feira Popular? “Ruizito e sua bolita-vê o passado, presente e futuro” a 5 euros cada consulta ficava rico. Não “adivinha” isso?

    34 Pêndulo em 17 Ago 08 00:35

    Agora temos um “Salgador” de avatar nobiliárquico. Compreendo o gosto por fazer parte de uma corte. É um impulso irresistível para o beija-mão. Julgam-se alguém mas geralmente, aos olhos do monarca, não passam de bobos.

    35 Paulo Querido em 17 Ago 08 00:41

    Caro pêndulo, a prova de que este blogue não é sobrevalorizado é a sua participação nele.

    36 Rui Cruz em 17 Ago 08 00:45

    Corrigindo: ao que parece é uma senhora

    Rui

    37 Pêndulo em 17 Ago 08 00:49

    lolololl Gostei da resposta do Paulo.

    É melhor explicar a razão de o ter colocado como sobrevalorizado.
    No blogue em que participo o Anarca fez um comentário sobre si pouco abonatório a que o Paulo respondeu.
    Eu quis provar que ele não tinha razão e nada melhor que testar se uma “ofensa suprema” seria publicada. Foi-o, o que me mostrou que neste caso as coisas não são como o Anarca disse.
    Foi isso que eu disse lá, em comentário no post mais recente.
    Cumprimentos e, mais uma vez, apreciei o humor da resposta que aqui me deu.

    38 Pêndulo em 17 Ago 08 00:51

    Ó Rui, eu não lhe vou mostrar as partes pudengas. Sossegue a pestaninha curiosa.

    39 Pêndulo em 17 Ago 08 00:52

    E mude as pilhas à bola de cristal. Mesmo as Duracell acabam por ficar sem carga e a visão turva, perdem-se pormenores anatómicos.

    40 O Salgador da Pátria em 17 Ago 08 01:08

    Pois bobo é mesmo o que sou: afinal mantenho um blog de humor e tenho orgulho nisso. Mas o Pêndulo é de longe superior e até o convido para colaborar, se estiver interessado. Faz piadas em poucas frases, pena escrever mal, mas tem potencial e talento!

    41 Pêndulo em 17 Ago 08 01:18

    Salgador, agradeço o seu convite de olhos marejados pela sublime distinção que me fez. Sei que faria o obséquio de corrigir o meu mau escrever e não seria essa minha falha que iria deslustrar o seu blogue. Porém estive a ler o seu trabalho e parece-me impossível ombrear com a tarefa que me propõe, é que o seu humor é, como dizê-lo..”humor de autor” talvez seja uma boa definição. Tem um cunho bastante pessoal, pessoal e intransmissível, acrescentaria eu. Como poderia eu penetrar nos recônditos do seu pensamento de forma a escrever algo a que só o Salgador achasse graça? Ser-me-ia impossível tal tarefa e alteraria para sempre a actual linha do seu blogue.

    42 Paulo Querido em 17 Ago 08 01:29

    Pêndulo, fico feliz por ter passado no seu teste. Se vir com atenção, nunca são.

    43 Paulo Querido em 17 Ago 08 01:30

    Salgador, quem te avisa teu amigo é (e se assim não vai, então escuta aqui o que O Teu Suserano Te Diz): Pêndulo vem de um meio povoado com gente de muita blogo-cicatriz.

    44 Paulo Querido em 17 Ago 08 01:40

    Salgador e Ryui, foram classificados como a minha legião de seguidores, piores que a tropa de choque. Se eventualmente recuperarem do ataque de riso, o que não me parece provável pelo menos nas próximas 48 horas, não me agraciem: agradeçam a Pêndulo. Mas no blogue dele: esta caixa de comentários fechou, não tenho tempo para limpezas.

    45 jcd em 18 Ago 08 23:57

    Estou muito preocupado. Ainda ninguém falou de nós. Estamos irrelevantes.

    46 Paulo Querido em 19 Ago 08 00:32

    jcd, sim sim ;)

    Falando sério: penso que o Blasfémias não está nem sobre-avaliado, nem sub-avaliado. A sua notoriedade está ajustada ao projecto. Na minha modesta opinião, claro.

    47 Alexandre Gamela em 4 Set 08 16:38

    esquizóide

    adj. e s. m.
    (medic.) indivíduo ou designativo do indivíduo que manifesta temperamento anormal,
    desequilibrado, e não se adapta a nada.

    (Do gr. skhízein, «fender» + e¸dos, «forma»)

    Porque é que ainda acho que é um elogio? lol

    48 Paulo Querido em 4 Set 08 16:44

    Eheheh :) Ainda bem que o sentes como tal. Quis ilustrar uma qualidade.

    49 Alexandre Gamela em 4 Set 08 16:50

    O problema é que, na economia das palavras, define muito bem a realidade. Desculpa o comentário já fora de época. E obrigado.

Deixe a sua opinião




Textos mais recentes

ACERCA
mini fotografia paulo querido Olá, o meu nome é Paulo Querido e Certamente! é o meu webzine pessoal. Sou jornalista free lance, escrevo livros e artigos (e também algum código) sobre a net e na net desde 1989. (Mais)

Como ler

Certamente! é distribuído em vários canais.
newsletter à sexta-feira com o melhor da semana
edição diária por e-mail
Pelo Twitter
Por RSS
Google
Bloglines
no Yahoo!
no seu leitor


http://www.wikio.fr